EXAMES DA RETINA
Nesta página encontre informação sobre exames utilizados para diagnosticar e acompanhar as doenças da retina.
OCT (TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA)
O OCT (Tomografia de Coerência Óptica) é um exame no qual um feixe de luz faz uma varredura da retina permitindo a reconstrução de imagens de altíssima resolução (em torno de 3 micras) semelhantes a cortes histológicos, que são extremamente úteis no diagnóstico e acompanhamento de doenças como edema macular, DMRI (degeneração macular relacionada à idade), buraco macular e membrana epirretiniana, por exemplo. (Clique para ler mais).
ANGIO-OCT (OCTA)
OCTA ou Angio-OCT é um exame bastante moderno que utiliza a mesma tecnologia do OCT mas as imagens são utilizadas para avaliar a circulação da retina e da coróide, semelhantes às angiografias com fluoresceína e indocianina, mas sem necessitar a utilização de contraste, sendo mais confortável para o paciente. Suas indicações diferem um pouco das outras angiografias.
RETINOGRAFIA
Retinografia consiste em uma foto do fundo do olho (retina/nervo óptico). Utilizada geralmente para acompanhar e documentar alterações e estruturas do fundo do olho.
ANGIOGRAFIA FLUORESCEÍNICA
Angiografia com fluoresceína ou fluoresceínica é um exame no qual utiliza-se um corante chamado fluoresceína (injetada na veia do paciente) que, quando exposto a uma luz azul, emite outra luz de cor verde, esta cor verde é detectada por uma câmera fotográfica especial, gerando imagens da retina, principalmente de sua circulação.
ECOGRAFIA OCULAR
A ecografia ocular ou ultrassonografia é realizada de forma semelhante a outras ecografias. Através de ultrasson são obtidas imagens da parte interna do olho e também da área peri-ocular. Muito importante em casos onde o interior do olho está opaco (catarata muito avançada, hemorragia) para que se possa avaliar a situação da retina.
MAPEAMENTO DE RETINA
Mapeamento de retina consiste na avaliação detalhada do fundo do olho (retina). Muito importante principalmente quando existe suspeita de descolamento de retina ou alguma lesão retiniana.
ANGIOGRAFIA COM INDOCIANINA VERDE
A angiografia com indocianina verde, utiliza um contraste chamado indocianina para avaliar a circulação da coróide (camada que fica abaixo da retina) com mais detalhes, diferentemente da angiografia com fluoresceína, onde o foco principal é a circulação da retina. Pode ser indicada em uma série de situações, com destaque para casos onde existe dúvida quanto à presença de DMRI exsudativa (degeneração macular relacionada à idade, forma úmida).
ELETRORRETINOGRAFIA
Eletrorretinografia ou eletrorretinograma é um exame que consiste na avaliação da resposta elétrica das células retinianas ao estímulo luminoso. Muito utilizado principalmente no diagnóstico e acompanhamento das distrofias retinianas. Pode ser multifocal ou de campo total.
CAMPIMETRIA VISUAL
Campimetria visual ou campo visual (podendo ser computadorizado ou manual) é um exame que avalia a visão periférica do paciente. Muito utilizada em casos de glaucoma, é importante também quando há suspeita de alteração neurológica e em algumas doenças da retina.